Claudia
Maria Araújo de ALMEIDA[1]
Alzira Karla Araújo da SILVA[2]
Claudialyne da Silva ARAÚJO[3]
RESUMO
Trata do
diagnóstico do Arquivo Central do Tribunal de Justiça da Paraíba, como
instrumento indispensável para análise da situação atual, identificando os
problemas e sugerindo soluções, quanto ao acervo, atividades, infra-estrutura e
serviços. Enfatiza a importância da gestão documental, nos arquivos das
instituições públicas, como atividade relevante para a organização e o acesso
com rapidez e eficiência para tomada de decisões e ações. Para a coleta de
dados utiliza o questionário, o formulário e a observação direta. Destaca no
referencial teórico os conceitos de diagnóstico, gestão documental, ciclo vital
dos documentos, avaliação e tabela de temporalidade. Os resultados identificam
a instituição, o acervo, as atividades do arquivo, a infra-estrutura e questões
relacionadas ao Conarq, o perfil do usuário interno e a caracterização de uso
do arquivo. Reflete sobre a falta de políticas públicas, recursos financeiros,
materiais e humanos e também a conservação e preservação da informação
arquivistica, para a instituição e sociedade, considerando que, o que é público
pertence à sociedade. Conclui sugerindo o conhecimento e a utilização das
diretrizes e normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos em suas
ações e procedimentos técnicos arquivisticos, a fim de promover uma
reestruturação na gestão documental do Arquivo do Tribunal de Justiça da
Paraíba.
PALAVRAS-CHAVE: Diagnóstico. Gestão Documental.
Tabela de temporalidade.
DIAGNOSIS OF THE
CENTRAL FILE OF THE PARAIBA COURT OF JUSTICE: A LOOK AT THE DOCUMENTARY
MANAGEMENT
ABSTRACT
It deals with the diagnosis of the Central
Archives of the Court of Justice of Paraíba, as an indispensable tool for
analyzing the current situation, identifying problems and suggesting solutions
regarding the collection, activities, infrastructure and services. It
emphasizes the importance of documentary management, in the archives of public
institutions, as a relevant activity for an organization and quick and
efficient access to decision making and actions. For a data collection use the
questionnaire, the form and the direct observation. It emphasizes not
theoretical reference of concepts of diagnosis, documentary management, life
cycle of documents, evaluation and temporality table. The results identify the
institution, the collection, the archival activities, the infrastructure and
the issues related to the. Reflecting on a lack of public policies, financial,
material and human resources and also a conservation and preservation of
archival information, for an institution and society, considering that what is
public belongs to society. Concludes a suggestion of knowledge about guidelines
and standards established by the National Archives Board in its archival
technical actions and procedures, in order to promote a restructuring in the
document management of the Archive of the Court of Justice of Paraíba.
KEYWORDS: Diagnosis. Document management. Table of temporality.
Recebido em 20/12/2016
Aprovado em 15/01/2017
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[1] Graduada em
Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba. Email: claudia_63_almeida@hotmail.com
[2] Professora Adjunta no
Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba.
Graduada em Biblioteconomia-UFPB. Mestra em Ciência da Informação-UFPB. Doutora
em Ciência da Informação-UFMG. Email: alzirakarla@gmail.com
[3] Professora Substituta
no curso de Arquivologia na Universidade Estadual da Paraíba. Graduada em
Biblioteconomia-UFPB. Mestra em Ciência da Informação-UFPB. Email: lynee21@gmail.com