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IDENTIFICATION OF GRAPHICS RECORDS SITES IN JARAMATAIA AND BATTLE REGION, ALAGOAS – NE OF BRAZIL.

Sebastião Lacerda de LIMA FILHO[1]
                              Karina Lima de Miranda PINTO[2]
Juvandi de Souza SANTOS[3]
                          



RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de registrar e documentar a presença de dois sítios de registros gráficos encontrados no sertão de Alagoas, especificamente na região de fronteira entre os municípios de Jaramataia e Batalha. Os sítios identificados tratam-se de sítios com pinturas rupestres com coloração variando entre o vermelho e o amarelo. A dominância das figuras representadas é de pigmentação vermelha seguida de algumas em coloração amarelada em menor percentual. Pelo tipo de suporte e temática dominante, cogitamos a hipótese inicial dos conjuntos pertencerem à Tradição São Francisco. Entretanto, necessitamos de outras pesquisas intensivas em regiões limítrofes para uma melhor caracterização da arte rupestre regional. Esse trabalho busca subsídios na Arqueologia Ambiental para compreensão do contexto ecológico onde essas evidências foram produzidas e deixadas. Assim, esse papper tem a finalidade de apresentar ambos os sítios, bem como, discutir de forma sucinta as possibilidades de compreensão dos grupos humanos responsáveis pela produção e dispersão dessa cultura material, relacionando-os com outros sítios regionais como é o caso do Complexo Rupestre Pão de Açúcar (região de Pão de Açúcar) e o Sítio Telha (Belo Monte), também no estado de Alagoas.
PALAVRAS CHAVE: Arte Rupestre. Arqueologia Regional. Jaramataia e Batalha, Alagoas.

RESUMEN: Este estudio tiene como objetivo registrar y documentar la presencia de dos sitios de registros gráficos que se encuentran en las tierras del interior de Alagoas, específicamente en la región fronteriza entre las localidades de Jaramataia y Batalha. Los sitios identificados estos son los sitios con petroglifos con coloración que van del rojo y amarillo. El predominio de las figuras representadas a continuación, es la pigmentación roja en un amarilleamiento en menor porcentaje. El tipo de apoyo y el tema dominante, teorizar la hipótesis inicial de los conjuntos pertenecen a la tradición de San Francisco. Sin embargo, necesitamos otra intensa investigación en las áreas adyacentes para una mejor caracterización del arte rupestre regional. Estés asignaciones de búsqueda de trabajo en Arqueología Ambiental para entender el contexto ecológico, si esas pruebas se ha producido ya la izquierda. Por lo tanto, este papper está destinado a proporcionar ambos sitios, y discutir brevemente las posibilidades de comprensión de los grupos humanos responsables de la producción y distribución de esta cultura material, relacionándolos con otros sitios regionales como el complejo de cuevas Pan del Azúcar (Región del Pan de azúcar) y el Sitio de la Teja (Belo Monte), también en el estado de Alagoas.
PALABRAS-CLAVE: Arte de la Roca. Arqueología Regional. Región del Jaramataia y Batalha, AL.

Recebido em 15/julho/2016
Aprovado em 30/julho/2016

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[1] Programa de Pós-Graduação em Arqueologia – PROARQ/UFS. Membro do Grupo de Pesquisa Arqueologia do Mundo Atlântico – AMA (CNPq/DARQ/PROARQ-UFS). Email: arqueologiasebst@yahoo.com.br
[2] Programa de Pós-Graduação em Arqueologia – PROARQ/UFS. Email: kflordelotus@hotmail.com
[3] (Laboratório de Arqueologia e Paleontologia – LABAP/Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Email: juvandi@terra.com.br