Rosemary Aparecida CARDOSO[1]
Alencar
de Miranda AMARAL[2]
RESUMO:
Este artigo tem por objetivo apresentar
um breve e singelo contexto histórico sobre a relação da tríade: educação para
o patrimônio, Arqueologia e Museu, narrando assim, a história da educação
patrimonial. Ao longo desse texto abordaremos tanto o contexto histórico
nacional da trajetória do desenvolvimento de medidas e ações voltadas à
educação para o patrimônio cultural material, em especial ao patrimônio
arqueológico. Apresentando a conjuntura histórica, política e acadêmica a qual
vinculam-se as discussões sobre Educação Patrimonial, demonstrando a intrínseca
relação entre museus, arqueologia e educação para o patrimônio.
PALAVRAS CHAVES: Educação Patrimonial. Arqueologia. Museu.
ABSTRACT:
This article
aims to present a brief and simple historical context of the relationship of
the triad: education for heritage, Archaeology and Museum, chronicling thus the
history of heritage education. Throughout this text we will cover both the
national historical context of the trajectory of the development of measures
and actions aimed at education for cultural heritage material, especially the
archaeological heritage. Introducing the historical conjuncture, political and
academic which are linked to discussions on heritage education, demonstrating
the intrinsic relationship between museums, archeology and education heritage.
KEYWORDS: Heritage Education. Archeology. Museum.
Recebido em: 12/junho/2016
Aprovado em: 30/julho/2016
Texto completo: PDF