Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, ARQUEOLOGIA E MUSEU: TRAJETÓRIAS

Rosemary Aparecida CARDOSO[1]
Alencar de Miranda AMARAL[2]
 




RESUMO:
Este artigo tem por objetivo apresentar um breve e singelo contexto histórico sobre a relação da tríade: educação para o patrimônio, Arqueologia e Museu, narrando assim, a história da educação patrimonial. Ao longo desse texto abordaremos tanto o contexto histórico nacional da trajetória do desenvolvimento de medidas e ações voltadas à educação para o patrimônio cultural material, em especial ao patrimônio arqueológico. Apresentando a conjuntura histórica, política e acadêmica a qual vinculam-se as discussões sobre Educação Patrimonial, demonstrando a intrínseca relação entre museus, arqueologia e educação para o patrimônio.
 
PALAVRAS CHAVES: Educação Patrimonial. Arqueologia. Museu.
 
 

ABSTRACT:
This article aims to present a brief and simple historical context of the relationship of the triad: education for heritage, Archaeology and Museum, chronicling thus the history of heritage education. Throughout this text we will cover both the national historical context of the trajectory of the development of measures and actions aimed at education for cultural heritage material, especially the archaeological heritage. Introducing the historical conjuncture, political and academic which are linked to discussions on heritage education, demonstrating the intrinsic relationship between museums, archeology and education heritage.
KEYWORDS: Heritage Education. Archeology. Museum.

Recebido em: 12/junho/2016
Aprovado em: 30/julho/2016

Texto completo: PDF



[1] Arqueóloga, doutoranda do Departamento de Arqueologia da UFPE, rsmrycardoso@gmail.com
[2] Professor do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial da UNIVASF, aneeka07@gmail.com