Ayanne Larissa
Almeida de SOUZA[1]
Juvandi de Souza SANTOS
[2]
RESUMO
Equacionar os problemas das fontes
históricas e sua veracidade constitui uma tarefa bastante trabalhosa. Com a
corrente dita positivista, no século XIX, os registros escritos tomaram a
dianteira dos estudos historiográficos, com o emprego do cientificismo e dos
parâmetros das ciências naturais como paradigmas para as análises dos
documentos. Com isso, não só fatos ou sujeitos, mas sociedades e épocas
inteiras foram marginalizadas ou excluídas da História por não terem documentos
escritos. Os vestígios desses povos, principalmente os denominados
pré-históricos, não eram considerados passíveis de análise ou mesmo de atenção
por parte dos intelectuais. Esse artigo visa apresentar a prática arqueológica
que, naquele momento, metade do século XIX, se desenvolvia dentro de uma classe
média capitalista que visava interesses próprios, fossem de colecionadores até
aficionados pelo passado clássico Greco-romano, dando ainda seus primeiros
passos como área do saber que se propunha a alargar o campo das fontes
historiográficas e dar aos vestígios materiais dessas sociedades as devidas
importâncias como documentos para a compreensão da ação desses Homo sapiens ao longo do tempo.
Palavras-chaves:
Historiografia, Arqueologia, Cultura
material.
Resumen
Considerar los problemas de las fuentes
históricas y su veracidad, constituye un trabajo muy fatigoso. Con el
Positivismo, en el siglo XIX, los registros escritos se pusieron frente a los
estudios historiográficos, con el cientificismo, los parámetros de las ciencias
naturales y los paradigmas para los análisis de los documentos. Con esto, no
solamente hechos y personajes, sino sociedades y épocas enteras fueron
marginadas y excluídas de la Historia por carencia de documentos escritos. Los
vestigios de estos pueblos, con énfasis en los dichos pre-históricos, no eran
considerados merecedores de análisis o recibían cualquier atención por parte de
los intelectuales. Este trabajo pretende presentar la práctica arqueológica
que, en la mitad del siglo XIX, se desarrollaba dentro de una clase media
capitalista con tenía intereses propios. Eran coleccionistas o fanáticos por el
pasado griego y romano, en sus primeros pasos como area de conocimiento que
propone ampliar el campo de las fuentes historiográficas y ofrecer a los
vestigios materiales de estas sociedades la importancia como documentos para la
comprensión de la acción de estos Homo sapiens a lo largo del tiempo.
Palabras
claves: Historiografía.
Arqueología. Cultura material.Recebido em: 15/junho/2016
Aprovado em: 30/julho/2016