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O DESAFIO DA CONSERVAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO MORRO DO LETREIRO III, EM SÃO JOSÉ DO PIAUÍ

André dos Santos GONÇALVES[1]
Sônia Maria Campelo MAGALHÃES[2]
Luis Carlos Duarte CAVALCANTE[3]
Heralda Kelis Sousa Bezerra da SILVA[4]
Adolfo Yuji OKUYAMA[5]




RESUMO
Neste trabalho foi investigado o sítio arqueológico Morro do Letreiro III, situado na área urbana do município de São José do Piauí, Nordeste do Brasil, devido ao rico acervo de inscrições rupestres nele contidas e, ao mesmo tempo, pelo avançado estado de degradação em que se encontra. Os registros gráficos consistem majoritariamente de motivos geometrizados, embora sejam observados alguns poucos antropomorfos e zoomorfos, pintados quase exclusivamente em diferentes tonalidades de cor vermelha, havendo também inscrições nas cores amarela e branca. Há registros bicrômicos em vermelho e amarelo e em vermelho e branco, ocorrendo raros casos de sobreposições. Além das pinturas rupestres, o sítio Morro do Letreiro III contém também motivos gravados, delicadamente elaborados em um bloco rochoso que repousa no piso da área abrigada.

PALAVRAS-CHAVE: Inscrições rupestres. Conservação de arte rupestre. Mito do tesouro.

ABSTRACT
In this work was investigated the Morro do Letreiro III archaeological site, situated in the urban area of the municipality of São José do Piauí, Brazilian Northeast, where we found a rich collection of rock inscriptions simultaneously in an advanced state of degradation. The graphics records consist mainly of geometrized motifs, but also anthropomorphic and zoomorphic figures are observed, almost exclusively painted in different tones of red, and there are also inscriptions in yellow and white colors. There are dual tones records in red and yellow and red and white, occurring rare cases of overlaps. In addition to the cave paintings, the Morro do Letreiro III site also contains rupestrian engravings, delicately drawn on a rocky block that rests on the floor of the sheltered area.

KEYWORDS: Rock inscriptions. Rock art conservation. Myth of treasure.

Texto completo: PDF

Recebido em 11/12/15
Aprovado em 12/01/16





[1] Técnico da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Teresina, Piauí) e Mestre em Arqueologia, pela mesma Instituição. E-mail: andreuapi@yahoo.com.br
[2] Docente permanente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Teresina, Piauí). Doutora em História, pela Universidade Federal Fluminense. E-mail: campelosonia2@hotmail.com
[3] Docente permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Teresina, Piauí). Doutor em Ciências – Química, pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: cavalcanteufpi@yahoo.com.br
[4] Graduada em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, Teresina, Piauí), e discente do Mestrado em Arqueologia, na mesma instituição. E-mail: dekelis.sousa@hotmail.com
[5] Discente do Mestrado em Arqueologia, na Universidade Federal do Piauí (UFPI, Teresina, Piauí). E-mail: adolfookuyama@gmail.com