Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

CERAMISTAS TUPIGUARANI NO SUDESTE DO BRASIL: OS CONTEXTOS DA ZONA DA MATA MINEIRA E ARARUAMA NO RIO DE JANEIRO

Leandro Elias Canaan MAGESTE[1]




RESUMO: Nesse artigo, serão apresentadas reflexões a respeito de dois quadros arqueológicos regionais, relacionados a tradição Tupiguarani: os sítios pesquisados na Zona da Mata mineira, pela equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAEA-UFJF) e aqueles estudados por Angela Buarque em Araruama, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.  O objetivo é o de apresentar um esforço de síntese, dedicado em evidenciar o histórico das pesquisas, a cronologia, bem como as questões e hipóteses que podem ser suscitadas frente as duas áreas em uma perspectiva comparativa, apontando para alguns caminhos investigativos.
PALAVRAS-CHAVE: Tupiguarani, Zona da Mata mineira, Araruama


ABSTRACT: In this paper we will present insights regarding two different regional archeological scenarios related to the Tupiguarani tradition. The first scenario is located in the Zona da Mata mineira and was researched by the team from the Museu de Arquelogia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAEA-UFJF) The second scenario is located in Araruama in the Lake region of Rio de Janeiro and were studied by Angela Buarque. The goal is to present a synthesis effort in showing the history of the research, its chronology as well as the questions and hypothesis that can be placed in a comparative perspective, pointing towards further investigative pathways.

KEY WORDS: Tupiguarani, Zona da Mata mineira, Araruama

Texto completo: PDF

Recebido em 14/12/16
Aprovado em 11/01/16





[1] Mestre em Arqueologia e Doutorando em Arqueologia pelo Programa de Pós Graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP); Docente do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)/ E-mail: leandromageste@gmail.com