Ana Maria da Silva Gomes de Oliveira Lucio de SOUSA[1]
RESUMO
Uma das
temáticas mais importantes, de forma geral, para os estudos antropológicos
consiste na relação entre o homem e a natureza. Este tema também se torna caro
aos estudos arqueológicos, de modo particular, onde esta relação pode ser
frequentemente abordada sob outras rubricas como Natureza e Cultura, Cultura ou
relação Biológico Cultural. O estudo em questão retoma esta discussão de um
ângulo pouco estudado, qual seja o das relações entre paisagem sonora e a
dimensão simbólica da natureza, na relação entre o homem e o seu entorno, antes
do tempo presente. Nesta análise, para abordar as representações simbólicas
trazidas pelo som produzido por artefatos, se faz necessário tomar elementos
vindos da Arqueomusicologia, da Acústica, da Arqueologia Experimental, da
Etnoarqueologia, Antropologia Arqueológica, entre outras disciplinas
importantes. Com este objetivo, este estudo propõe uma reflexão teórica e
historiográfica para estabelecer perspectivas, possibilidades e limites para os
estudos da Arqueologia do Som.
PALAVRAS-CHAVE: Arqueologia do Som, Arqueologia
Experimental, Paisagem Sonora.
ABSTRACT
Generally, one of the most important subjects for
anthropological research is the relationship between man and nature. This theme
also becomes dear to archaeological studies, in a particular way, since this
relationship can often be addressed under other categories such as Nature and
Culture, Culture and Cultural Biological relation. The study in question
addresses this discussion in an angle little studied, namely the relations
between the sound landscape and the symbolic dimension of nature, the
relationship between man and his surroundings, before the present time. In this
analysis, to address the symbolic representations brought by the sound produced
by artifacts, it is necessary to take elements that come from
Archaeomusicology, Acoustics, Experimental Archaeology, Ethnoarchaeology,
Archaeological Anthropology and other important subjects. To this end, this
study proposes a theoretical and historical thought to establish perspectives,
possibilities and limitations for studies about the Archaeology of Sound.
KEYWORDS: Archaeology of Sound, Experimental Archaeology, Sound
Landscape.
Texto completo: PDF
Recebido em 19 de janeiro de 2015
Aprovado em 16 de julho de 2015
[1] Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. Doutoranda em Ciências Sociais.
Contato: ann_lucio@yahoo.com.br