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NOTAS SOBRE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO DESLOCADO: AS PINTURAS RUPESTRES SÃO-FRANCISCANAS DE ANDRELÂNDIA, SUL DE MINAS GERAIS

Márcio Mota PEREIRA[1]

RESUMO
Este artigo, síntese de minha monografia de conclusão de curso, visa apresentar as discussões realizadas à luz da classificação das pinturas rupestres do sítio arqueológico da Toca do Índio, localizado no município de Andrelândia, Sul de Minas Gerais. A problemática apresentada refere-se à possível classificação das pinturas em questão enquanto pertencentes à Tradição São Francisco de pinturas rupestres, destoando da classificação regional que agrupa as representações do entorno enquanto pertencentes à Tradição Planalto.

PALAVRAS-CHAVE: Pinturas rupestres; Tradição São Francisco; Sítio arqueológico da Toca do Índio.


ABSTRACT

Cet article, synthèse de ma thèse de fin du cours, est de présenter les discussions à la lumière de la classification des les peintures rupestres du site archéologique de Toca do Índio, situé dans la municipalité de Andrelândia, au sud de Minas Gerais. La question soulevée concerne la possible classification des peintures en question comme appartenant à la tradition São Francisco de peintures rupestres, différemment de la classification qui assemble les représentations de la region comme appartenant à la tradition Planalto.


MOTS-CLÉS: Peintures rupestres; Tradition São Francisco; site archéologique de La Toca do Índio.

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[1] Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de São João del-Rei, Mestre em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 (PPGHIS/FAFICH), Pampulha, Belo Horizonte – MG, CEP: 31270-901, drmmota@yahoo.com.br.