Márcio Mota PEREIRA[1]
RESUMO
Este artigo,
síntese de minha monografia de conclusão de curso, visa apresentar as
discussões realizadas à luz da classificação das pinturas rupestres do sítio
arqueológico da Toca do Índio, localizado no município de Andrelândia, Sul de
Minas Gerais. A problemática apresentada refere-se à possível classificação das
pinturas em questão enquanto pertencentes à Tradição São Francisco de pinturas
rupestres, destoando da classificação regional que agrupa as representações do
entorno enquanto pertencentes à Tradição Planalto.
PALAVRAS-CHAVE: Pinturas
rupestres; Tradição São Francisco; Sítio arqueológico da Toca do Índio.
ABSTRACT
Cet article,
synthèse de ma thèse de fin du cours, est de présenter les discussions à la
lumière de la classification des les peintures rupestres du site archéologique
de Toca do Índio, situé dans la municipalité de Andrelândia, au sud de Minas
Gerais. La question soulevée concerne la possible classification des peintures
en question comme appartenant à la tradition São Francisco de peintures
rupestres, différemment de la classification qui assemble les représentations
de la region comme appartenant à la tradition Planalto.
MOTS-CLÉS:
Peintures
rupestres; Tradition São Francisco; site archéologique de La Toca do Índio.
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[1] Bacharel e Licenciado
em História pela Universidade Federal de São João del-Rei, Mestre em Bens
Culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Doutorando em História pela
Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos, 6627 (PPGHIS/FAFICH),
Pampulha, Belo Horizonte – MG, CEP: 31270-901, drmmota@yahoo.com.br.