Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

Arqueologia e Educação Patrimonial em Caiçara-PB

Danilo Pereira da COSTA[1]

RESUMO

É sabido que o Nordeste do Brasil, a Paraíba em particular, é extremamente rica em sítios rupestres que abrigam tesouros arqueológicos de inestimável valia. Contudo, a escassez de pesquisas impede que conheçamos um pouco mais a respeito da parte que nos cabe nesse passado remoto da humanidade. Neste sentido, objetivo com este artigo publicizar uma proposta de educação patrimonial a ser desenvolvido no sítio arqueológico de arte rupestre Pé-de-Serrote, no município de Caiçara/PB, visando, sobretudo, a sua preservação e a salvaguarda de vestígios de populações pretéritas para que devidamente estudadas possam prestar valorosas informações sobre nossos antepassados. Os procedimentos teórico-metodológicos que possibilitaram a execução desta pesquisa compreenderam a leitura e o fichamento bibliográfico, descrição sumária e catalogação do patrimônio arqueológico estudado, o levantamento das características geo-ambientais da área ao em torno, além de entrevistas e pesquisas de campo.
.

PALAVRAS-CHAVE: Sítio arqueológico Pé-de-Serrote. Patrimônio arqueológico. Educação patrimonial.

ABSTRACT

It is known that the Northeast of Brazil, Paraiba in particular, is extremely rich in rock art sites that house archaeological treasures of inestimable value. However, the lack of research prevents us to know a little more about the part that fits in the remote past of humanity. In this sense, the aim of this article publicizing a proposed heritage education to be developed at the archaeological site of rock art-Foot Saw, in the municipality of Caiçara / PB, with a view, its preservation and safeguarding of traces of populations to preterit if properly studied can provide valuable information about our ancestors. The theoretical and methodological procedures that allowed the execution of this research to read and understand book report bibliography, a brief description and cataloging of archeological study, a survey of the geo-environmental characteristics of the surrounding area, as well as interviews and field research.

KEYWORDS : Archaeological site's Foot Saw. Archaeological heritage. Heritage education
Texto completo: PDF

[1] Graduando em História/UEPB – Campus III