Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

Educação Patrimonial: um desafio constante


Liélia Barbosa OLIVEIRA[1]
Thomas Bruno OLIVEIRA[2]

RESUMO

O presente trabalho tem por intuito discutir as questões referentes a relação estabelecida entre educação, patrimônio e memória. Para tanto utilizamos como exemplo a cidade de Campina Grande que vem sofrendo nos últimos meses destruição de grande parte de seu patrimônio cultural. Objetivamos, portanto, analisar os aspectos que estão no entorno da temática educação patrimonial como proposta para o exercício de uma consciência patrimonial da memória e da história.  

PALAVRAS-CHAVE: Educação, História, Memória, Patrimônio.

ABSTRACT

This paper aims to discuss the issues of the relationship between educationheritage and memory. To do so we use the example of the city of Campina Grande that had most of its cultural heritage destroyed in the latest months. Therefore, we aim to analyze the aspects the surround the thematic heritage education as aproposal for the exercise of a sheet of memory and consciousness of history.

KEY-WORDS: Education, History, Memory, Heritage.
Texto completo: PDF

[1]  Mestranda em História pela Universidade Federal de Campina Grande – PPGH/UFCG- na linha Cultura e Cidades sob orientação do Prof. Dr. Luciano Mendonça de Lima.

[2]  Historiador, Presidente da Sociedade Paraibana de Arqueologia, Membro do LABAP/UEPB, do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri, da Sociedade Brasileira de Espeleologia e colunista dos sites iParaiba.com.br, Ancomarcio.com, Brejo.com e Rededenotícias.com, além de articulista mensal da Revista de Turismo.