Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

Artesanatos, Patrimônio e Turismo Cultural no Triângulo Mineiro (MG): Cerâmica de Ituituaba


Cecília Perez WINTER[1]
Mirley Mendes ALVES[2]

RESUMO

Atualmente, a Prefeitura de Ituiutaba, Triângulo Mineiro (MG), está interessada em gerar políticas para o desenvolvimento de um Turismo de lazer nas áreas perto do rio Paranaíba. Assim mesmo, o Museu Antropológico de Ituiutaba junto com a Fundação Cultural estão realizando um levantamento de bens culturais e naturais do município, que mostra o pontencial que Ituiutaba tem para criar um Turismo Cultural. Por isso, este trabalho apresenta o caso de uma ceramista de Ituiutaba, com o objetivo de divulgar e valorizar os artesãos desta cidade como produtores de cultura, já que conhecer e identificar são os primeiros passos para proteger o patrimônio cultural. A esse mesmo, formulamos algumas propostas que poderíam ajudar no desenvolvimento de um Turismo cultural sustentável no município de Ituiutuaba.

PALAVRAS-CHAVE: Artesanatos, Patrimônio Cultural, Turismo Cultural.

ABSTRACT

Currently, the town council of Ituiuitaba, Triângulo Mineiro (MG), is interested in develop a pleasure Tourism in the area of Paranaíba river. Hence, the Museu Antropológico de Ituiutaba and Fundação Cultural are working in the inventory of cultural and natural resources of the Ituiutaba jurisdiction. This will show the great potential that Ituiutaba has to develop a Cultural Tourism. For this reason, we present the case of a ceramist of Ituiutaba city, to divulge and to value the craftmans as culture producers, because knowing and identifying are the first steps to protect our cultural heritage. Further, we made some propositions that can help in the development of a sustainable Cultural Tourism in Ituiutaba.

KEYWORDS: Handcraft, Cultural Heritage, Tourism culture.

Texto completo: PDF

[1]  Antropológa pela Universidad de Buenos Aires, Argentina. Em Argentina, trabalhou na Administración de Parques Nacionales, no Programa Manejo de Recursos Culturales e foi pesquisadora do Museo de Historia Natural de San Rafael (Mendoza). Trabalhou no laboratório de Geología da UFU, Campus Pontal. Atualmente é pesquisadora na área de patrimônio cultural do Complexo Científico e Cultural Peirópolis, Uberaba (MG).

[2]  Estudante de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, FACIP, Ituiutaba. É monitora no Laboratório de Geología da UFU, Campus Pontal e membro do Grupo de exploração e pesquisa paleontológica do Triângulo Mineiro, UFU, FACIP, Ituiutaba.