Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

Sociedade Paraibana de Arqueologia


Sociedade Paraibana de Arqueologia – SPA é uma entidade civil que agrega pesquisadores diversos em seu quadro para, cada vez mais, fortalecer na Paraíba a preservação, valorização e estudos de nosso acervo de valor histórico, natural e arqueológico. A divulgação e incentivo deste propósito, que visa sensibilizar os meios interessados, são nossos principais pilares. Assim, a SPA é um elo ideológico. Cada associado é um pesquisador ou filantropo individual que promove suas ações de acordo com os meios e autoridade que dispõe. Aliás, como sempre acontecia antes da criação da Sociedade. Contudo, nossos consócios foram selecionados por seus esforços em prol do acervo patrimonial paraibano e, sobretudo, pela sobriedade e ética que os tem caracterizado ao longo dos anos.


Por isso, queremos aqui reafirmar que a SPA é ciente e zeladora das Leis e, assim, se detém apenas na “arqueologia visual”, pois não realiza qualquer interferência em sedimento arqueológico ou negligência que venha comprometer o desenvolvimento de futuras pesquisas e escavações devidamente regularizadas pelos órgãos competentes.


Nossos esforços em prol da arqueologia visam colaborar para que, um dia, nosso brumoso passado seja plenamente elucidado. Temos plena ciência de que escavar um sítio arqueológico, mesmo que por pessoas legalmente capacitadas e devidamente autorizadas, é destruí-lo irreversivelmente.

Entre no site