Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

VIÚVA, CUPIM, TRAÇA E PADRE: ASPECTOS DA DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NA PARAÍBA

Carlos Alberto AZEVEDO[1]
Thomas Bruno OLIVEIRA[2]






RESUMO: A identidade cultural de uma população se faz, principalmente, através da preservação de seu patrimônio histórico. Este patrimônio deve ser visto como um grande acervo de registros dos acontecimentos e fases relevantes da história de uma cidade. Como forma de incentivo à preservação do acervo histórico paraibano, o objetivo deste artigo é buscar, de maneira preventiva, demonstrar o descaso histórico contra este patrimônio na Paraíba ao longo dos anos identificando os principais causadores de danos a estes bens culturais.

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio histórico, Paraíba, Destruição



ABSTRACT: The cultural identity of a people is done mainly through the preservation of its historical heritage . This heritage should be seen as a large collection of records of events and relevant phases of the history of a city. In order to encourage the preservation of Paraiba historical collection , the purpose of this article is to seek preventive manner, demonstrating the historical neglect against this heritage in Paraiba over the years identifying the main causes of damage to these cultural assets.

KEYWORD: Cultural Heritage, Paraíba, Destruction.

Texto completo: PDF

Recebido em 30/01/16
Aprovado em 07/02/16





[1] Antropólogo, vice-presidente da Sociedade Paraibana de Arqueologia (SPA) e sócio efetivo do IHGP. Email: carolusazevedo@hotmail.com
[2] Historiador e Jornalista, Mestre em História (PPGH-UFCG), Especialista em História do Brasil e da Paraíba. Colaborador externo do LABAP/UEPB, Sócio do Inst. Histórico de Campina Grande, do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri, da Sociedade Paraibana de Arqueologia e da Sociedade Brasileira de Espeleologia, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, da Associação Campinense de Imprensa e articulista mensal da Revista de Turismo. E-mail: thomasbruno84@gmail.com