RESUMO
Buscando
contribuir para o desenvolvimento acerca das questões indígenas no meio
acadêmico, o presente artigo busca dialogar com a historiografia, a educação
brasileira, sobretudo, do Estado da Paraíba, na qual, através de analises de
livros didáticos utilizados nas escolas (públicas e privadas) e os menos
comercializados pelas editoras, e com as pesquisas arqueológicas pretende-se
criar um panorama sobre como tais elementos estão sendo aplicados e
desenvolvidos nas salas de aula, e quais contribuições e desafios os mesmos
podem trazer para o aluno e o âmbito acadêmico.
PALAVRAS
CHAVES:
Indígenas;
Educação, Arqueologia
ABSTRACT
Seeking to contribute to the development on indigenous
issues in academia, this article seeks to dialogue with historiography, the
Brazilian education, above all, the state of Paraíba, in which, through
analysis of textbooks used in schools (public and private) and less marketed by
publishers, and the archaeological research intended to create an overview of
how these elements are being applied and developed in the classroom, and what
contributions and challenges they may bring to the student and the academic
environment.
KEYWORDS: Indigenous; Education, Archaeology
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Recebido em 15 de julho de 2015
Aprovado em 20 de julho de 2015
[1] Graduando
em História – UFPB; Mestrando em Antropologia (área de concentração
arqueologia) – UFPel. Email: tallesbrunopatriota@hotmail.com