Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

ARQUEOLOGIA NA HISTÓRIA: APLICABILIDADES E DESAFIOS HITORIOGRÁFICOS COM O ENSINO DA (PRÉ)HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS NA SALA DE AULA

Talles Bruno PATRIOTA[1]





RESUMO
Buscando contribuir para o desenvolvimento acerca das questões indígenas no meio acadêmico, o presente artigo busca dialogar com a historiografia, a educação brasileira, sobretudo, do Estado da Paraíba, na qual, através de analises de livros didáticos utilizados nas escolas (públicas e privadas) e os menos comercializados pelas editoras, e com as pesquisas arqueológicas pretende-se criar um panorama sobre como tais elementos estão sendo aplicados e desenvolvidos nas salas de aula, e quais contribuições e desafios os mesmos podem trazer para o aluno e o âmbito acadêmico.

PALAVRAS CHAVES: Indígenas; Educação, Arqueologia


ABSTRACT
Seeking to contribute to the development on indigenous issues in academia, this article seeks to dialogue with historiography, the Brazilian education, above all, the state of Paraíba, in which, through analysis of textbooks used in schools (public and private) and less marketed by publishers, and the archaeological research intended to create an overview of how these elements are being applied and developed in the classroom, and what contributions and challenges they may bring to the student and the academic environment.

KEYWORDS: Indigenous; Education, Archaeology

Texto completo: PDF

Recebido em 15 de julho de 2015
Aprovado em 20 de julho de 2015




[1] Graduando em História – UFPB; Mestrando em Antropologia (área de concentração arqueologia) – UFPel. Email: tallesbrunopatriota@hotmail.com