Maria da Penha da SILVA [2]
RESUMO
A partir de uma reportagem publicada em um grande jornal de circulação
no estado de Pernambuco tratando das atividades sobre a “cultura indígena”
desenvolvidas em uma escola privada no Recife, são questionadas as imagens, as
concepções, as discussões e os conteúdos lecionados no ensino da temática
indígena. Exemplos como de um modo em geral os índios são vistos como exóticos
e suas expressões socioculturais folclorizadas. São indicados sites, fontes de
informações e bibliografias que possibilitem um melhor conhecimento sobre os
povos indígenas e para outras abordagens para a superação das desinformações,
equívocos e preconceitos.
PALAVRAS-CHAVE: povos
indígenas; ensino; preconceitos.
ABSTRACT
From an article published in a major newspaper in circulation in the
State of Pernambuco dealing activities on the "indigenous culture"
developed in a private school in Recife, are questioned images, concepts,
discussions and content taught in teaching indigenous issues. Examples as a way
in general Indians are seen as exotic and folkloric their sociocultural
expressions. Sites, sources of information and bibliographies that allow a
better knowledge of indigenous peoples and other approaches to overcoming the
misinformation, misconceptions and prejudices are indicated.
KEYWORDS: indigenous
peoples, teaching, prejudices
[1] Doutor em História
Social pela UNICAMP. Professor no Centro de Educação/Col. de
Aplicação-UFPE/Campus Recife. Leciona no Programa de Pós-Graduação em
História/UFPE, no PPGH/UFCG (Campina Grande/PB) e no Curso de Licenciatura
Intercultural na UFPE/Campus Caruaru, destinado à formação de professores/as
indígenas em Pernambuco. E-mail: edson.edsilva@gmail.com,
www.indiosnonordeste.com.br.
[2] Licenciada em
Pedagogia (FUNESO, Olinda/PE); Curso de Especialização em Ensino de História
das Artes e das Religiões (UFRPE/Recife). Professora no Ensino Fundamental na
Prefeitura da Cidade do Recife. Mestranda em Educação no PPGEDUC/CAA –UFPE, estudando
as práticas docentes e a temática indígena na Educação Básica. E-mail:
dpenhasilva@gmail.com.