Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

PEÇAS COM ARGILA E DESENHOS “CARACTERÍSTICOS DA CULTURA INDÍGENA”: A FOLCLORIZAÇÃO DA TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA

Edson SILVA [1]
Maria da Penha da SILVA [2]




RESUMO
A partir de uma reportagem publicada em um grande jornal de circulação no estado de Pernambuco tratando das atividades sobre a “cultura indígena” desenvolvidas em uma escola privada no Recife, são questionadas as imagens, as concepções, as discussões e os conteúdos lecionados no ensino da temática indígena. Exemplos como de um modo em geral os índios são vistos como exóticos e suas expressões socioculturais folclorizadas. São indicados sites, fontes de informações e bibliografias que possibilitem um melhor conhecimento sobre os povos indígenas e para outras abordagens para a superação das desinformações, equívocos e preconceitos.

PALAVRAS-CHAVE: povos indígenas; ensino; preconceitos.

ABSTRACT
From an article published in a major newspaper in circulation in the State of Pernambuco dealing activities on the "indigenous culture" developed in a private school in Recife, are questioned images, concepts, discussions and content taught in teaching indigenous issues. Examples as a way in general Indians are seen as exotic and folkloric their sociocultural expressions. Sites, sources of information and bibliographies that allow a better knowledge of indigenous peoples and other approaches to overcoming the misinformation, misconceptions and prejudices are indicated.

KEYWORDS: indigenous peoples, teaching, prejudices

Texto completo: PDF

Recebido em: 12 de março de 2014
Aprovado em: 30 de julho de 2014






[1] Doutor em História Social pela UNICAMP. Professor no Centro de Educação/Col. de Aplicação-UFPE/Campus Recife. Leciona no Programa de Pós-Graduação em História/UFPE, no PPGH/UFCG (Campina Grande/PB) e no Curso de Licenciatura Intercultural na UFPE/Campus Caruaru, destinado à formação de professores/as indígenas em Pernambuco.  E-mail: edson.edsilva@gmail.com, www.indiosnonordeste.com.br.
[2] Licenciada em Pedagogia (FUNESO, Olinda/PE); Curso de Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões (UFRPE/Recife). Professora no Ensino Fundamental na Prefeitura da Cidade do Recife. Mestranda em Educação no PPGEDUC/CAA –UFPE, estudando as práticas docentes e a temática indígena na Educação Básica. E-mail: dpenhasilva@gmail.com.