Para submeter seu texto a Revista, cadastre-se no portal de Revistas da UEPB e submeta mediante as normas: http://revista.uepb.edu.br/index.php/TARAIRIU/user/register.

ITACOATIARA: UM NEOLOGISMO AMBÍGUO E CONTROVERSO QUE NÃO SE ADÉQUA A TERMINOLOGIA ARQUEOLÓGICA.

Vanderley de BRITO [1]
 Thomas Bruno OLIVEIRA [2]




RESUMO
Este artigo tem por objetivo uma análise histórica e semântica do vocábulo Itacoatiara, um termo de origem controversa largamente utilizado para definir gravuras rupestres em textos técnicos de arqueologia. O estudo considera o termo um neologismo extraído da língua tupi ambíguo e inadequado para o fim em que é aplicado na ciência arqueológica.

PALAVRAS-CHAVE: Itacoatiara, terminologia, inscrições rupestres, arqueologia.

ABSTRACT
This article aims a historical analysis and semantics of word Itacoatiara, a term of controversial origin widely used to define rupestral engravings in technical texts of archeology. The study considers the term a neologism extracted from the tupi language ambiguous and inappropriate for the order in which it is applied.

KEYWORDS: itacoatiara; terminology; inscriptions; archeology.

Texto completo: PDF

Recebido em: 30 de junho de 2014

Aprovado em: 30 de julho de 2014



[1] Historiador, Especialista em História do Brasil; sócio fundador da Sociedade Paraibana de Arqueologia.
[2]  Historiador, Mestrando em História (PPGH-UFCG), Especialista em História do Brasil e da Paraíba. Presidente da Sociedade Paraibana de Arqueologia, colaborador externo do LABAP/UEPB, Sócio do Inst. Histórico de Campina Grande e do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri, da Sociedade Brasileira de Espeleologia e articulista mensal da Revista de Turismo. E-mail: thomasarqueologia@gmail.com