RESUMO
No Estado de Goiás, na região Centro-Oeste do
Brasil, o povo indígena Tapuia, que se localiza na aldeia Carretão, nos
municípios de Rubiataba e Nova América, a partir de sua história, demonstra
como os povos indígenas são tratados no Brasil. Suas trajetórias apresentam a
luta pela terra e por uma identidade étnica violada pela interferência de
interesses econômicos dos fazendeiros da região e por um período de aldeamento,
que provocou uma resignificação de suas práticas culturais. Os índios que não
fugiram do aldeamento casaram-se entre si ou com escravos e por outras vezes
com brancos pobres. Essa miscigenação fez com que o modo de vida indígena se
aproximasse modo de vida camponês. Após
um período de “abandono” por parte do órgão indigenista e pelo Estado que não
propiciou nenhuma ação para melhoria da realidade desse povo. As poucas
políticas públicas ao mesmo tempo em que se voltaram para melhoria da saúde, da
alimentação e de projetos coletivos, não consideraram a necessidade de maiores
quantidades de terras, nas quais, assegurariam uma reserva adequada para a
sobrevivência dos índios e suas práticas culturais. A metodologia utilizada
para construção desse texto foram:
pesquisa e revisão bibliográfica, trabalhos de campo e entrevistas
semi-estruturadas.
Goiás, Povo Tapuia,
História
ABSTRACT
In the State of Goiás, in central-western Brazil, the
indigenous people Tapuia, which are located in the village Carretão in the
municipalities of Rubiataba and New America, from its history, demonstrates how
indigenous people are treated in Brazil. Their paths have the struggle for land
and an ethnic identity violated by interference of economic interests of
farmers in the region and for a period of settlement, which led to a reframing
of their cultural practices. The Indians who had not fled the village were
married to each other or with slaves and other times with poor whites. This
miscegenation has made the indigenous way of life approaching peasant way of
life. After a period of "abandonment" by the Indian agency and the
State did not allow any action to improve the reality of people. The few public
policies at the same time turned to improving health, nutrition and collective
projects, did not consider the need for greater amounts of land, in which,
would ensure an adequate reserve for their livelihood and cultural practices.
The methodology used for the construction of this text were: research and
literature review, field work and semi-structured interviews.
Goiás, Tapuia People,
History
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[1]
Professora da UFG no curso de Licenciatura Indígena, Professora
de Geografia da UEG – UnU Qurinópólis
E-mail: lorrannegomes@gmail.com