Por motivo de manutenção dos servidores da UEPB, os números anteriores da Revista estão temporariamente inacessíveis. Data limite de contribuições para o próximo número: 30 de julho de 2017.

A Gruta do Caboclo: um patrimônio histórico-cultural entregue aos danos do tempo


Vanderley de BRITO[1]
Thomas Bruno OLIVEIRA[2]

RESUMO

Este trabalho manifesta a preocupação com os testemunhos pré-históricos da Paraíba que, apesar de seus incontestáveis valores histórico-cultural, estão à revelia sem os devidos cuidados. O trabalho estuda o caso específico do sítio arqueológico Gruta do Caboclo, situado no município de Algodão de Jandaíra, Curimtaú paraibano.

PALAVRAS-CHAVE: Gruta, patrimônio, pré-história

ABSTRACT

This paper express the worry with the prehistoric testimonies of Paraiba, despite of its undeniable historical-cultural values​​, this testimonies are in contempt without due care. This paper studies the specific case of the archaeological site of Caboclo Cave, located in the town of Algodão de Jandaíra, Curimtaú of Paraiba.

Texto completo: PDF


[1]  Historiador, especialista em História do Brasil, com estudos dedicados à cultura Itacoatiara; sócio fundador da Sociedade Paraibana de Arqueologia.

[2]  Historiador, Presidente da Sociedade Paraibana de Arqueologia, Membro do LABAP/UEPB, do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri, da Sociedade Brasileira de Espeleologia e colunista dos sites iParaiba.com.br, Ancomarcio.com, Brejo.com e Rededenotícias.com, além de articulista mensal da Revista de Turismo.